Renda extra passiva

O que você precisa saber?

5/30/20256 min read

Quem não ia querer ter, nem que seja £500 libras extras entrando todos os meses de maneira passiva, sem precisar fazer nada por isso?

Pois é, esse é o sonho de muitos, e por isso a ideia de investir em empresas que pagam dividendos é tão forte.

Essa ideia também é presente por aqueles que se interessam pelo investimento imobiliário, ou seja, ter uma casa que você coloca para alugar.

Nos dois casos, você é dono de um ativo que gera renda para você, mesmo que esteja dormindo (cuidado: se você investe em imóveis, talvez não possa dormir tanto assim, pois exige um certo tempo gasto para gerenciar esse imóvel).

Essa ideia não está completamente errada. Afinal, o grande objetivo de investir é sim ter uma renda desses investimentos.

Porém, essa renda que você tanto sonha exige um patrimônio muito maior do que você imagina.

Veja esse exemplo: se você quer ter uma renda extra de cerca de £500 por mês, precisa ter um patrimônio de cerca de £150.000.

De onde eu tirei esses números?

No mundo dos investimentos existe uma estratégia chamada "regra dos 4%", que diz: se você tiver um patrimônio bem investido, pode usufruir cerca de 4% dele por ano, de maneira sustentável, com enormes possibilidades de você poder fazer isso por pelo menos 30 anos, sem correr risco de ficar sem dinheiro.

Essa regra é apenas um guia, e ela pode ser flexibilizada, tanto para mais quanto para menos. Porém, é uma excelente medida para você conseguir se planejar.

Se você quiser saber o quanto precisa ter para uma certa renda por mês, tudo que precisa fazer é:

Ver quanto quer por mês e multiplicar por 12 para saber quanto dá por ano.

Por exemplo: quero £800 por mês.

£800 × 12 = £9.600 por ano.

Agora que já sabemos quanto você precisa por ano, é só multiplicar esse valor por 25 que você vai descobrir o que você precisa ter, nesse caso £9.600 x 25 = £240.000

4% de £240.000 = £9.600.

Tendo esse total, £240.000, você pode esperar ter essa renda por ano, £9.600(4% de £240.000), que será equivalente a £800 por mês.

O foco deve ser acumular patrimônio

Como eu falei, renda passiva exige bem mais patrimônio do que muitas pessoas imaginam. Porém, você não precisa desanimar, porque isso está muito longe de ser impossível de se conseguir. Você só precisa de tempo.

O que confunde muitas pessoas é a ideia de que, geralmente, por estarem insatisfeitas com sua renda e trabalho atual, elas veem nos investimentos uma maneira de resolver esse problema.

Ou seja, nasce uma esperança de que vão investir, ter uma renda extra e, quem sabe, logo logo já estarão vivendo disso.

Mas essa ideia está errada!

A solução é se desenvolver profissionalmente

Se você está insatisfeito com sua renda e seu trabalho, a solução mais rápida e fácil é uma mudança profissional, e isso vem através de você desenvolver uma habilidade que seja útil e valiosa para o mercado de trabalho.

Se encontrar nessa área traz uma recompensa muito além da financeira. É muito mais do que ter melhores salários — é ter chance de trabalhar em algo que tenha interesse, que seja bom e que expresse quem você é.

Aqui, nesse caso, você está oferecendo sua atividade em troca de uma renda, ou seja, é uma renda ativa.

Sim, se você quiser, pode ter um trabalho na área financeira, ou empreender na área financeira.

Porém, isso é diferente de investir no mercado financeiro.

Investir, principalmente de maneira passiva, não significa colocar sua habilidade e tempo para ter uma recompensa, mas sim somente seu dinheiro.

Se o que você quer, ou até mesmo precisa, é uma transformação de renda — ganhar melhor ou sair de um trabalho que não gosta — é de uma transformação profissional que você precisa, não somente começar a investir.

Tá, mas então para que serve investir?

Vamos imaginar que você já tem um trabalho que você gosta, e que te pague bem.

Mesmo que você ainda não tenha, é importante começar investir, mesmo que seja com pouco.

Também vamos imaginar que você é uma pessoa sensata, ou seja, gasta de maneira controlada e consegue poupar uma parte do que você ganha.

Mesmo que você ame esse trabalho, chegará um momento em que você não vai querer ou poder mais trabalhar. Mas você vai precisar continuar pagando suas contas.

Também pode chegar um momento onde você vai querer trabalhar menos, e portanto receber menos.

E também, mais uma vez, suas despesas vão continuar as mesmas.

Para que isso seja possível, é fundamental que você tenha um patrimônio e então poderá utilizar essa regra dos 4%, seja para ter uma renda passiva completa e deixar de trabalhar, ou para apenas ter um complemento de renda.

Quanto é necessário?

Como eu mencionei anteriormente, o patrimônio exigido para esse "luxo" — que é não precisar mais trabalhar — é bem alto, e não é tão fácil de atingir quanto as pessoas imaginam.

Porém, se você tiver 1, 2, 3 ou mais décadas pela frente, esse desafio fica cada vez mais fácil.

Vamos a um exemplo:

Imagine que você busque uma renda passiva mensal de £2.000, ou de £24.000 por ano.

Para tal renda, é necessário um patrimônio de £600.000.

E o quão difícil é chegar a £600.000?

Onde muitas pessoas erram

Primeiro vamos definir algumas bases, sendo a primeira delas a taxa média de retorno.

Aqui é onde muitas pessoas erram, pois acreditam que é fácil conseguir retornos acima da média.

Mas não é!

Garantir retornos médios de mercado através de um investimento passivo como o de um ETF global é a coisa mais sensata que você deveria fazer, pois tentar ir além disso exige muito mais trabalho e, pior, aumenta muito suas chances de ter resultados até mesmo piores.

Ou seja, investir diferente do que usando uma estratégia passiva global é desnecessário e ineficiente, e se você não acredita nisso, você realmente precisa estudar mais sobre isso.

Vamos aos números

Vou considerar um retorno médio de cerca de 8% ao ano.

Com esse retorno, para chegar a £600.000 em 10 anos, você ia precisar investir cerca de £3.300 por mês — bem fora da realidade, certo?

Porém, se você estiver buscando chegar nesse patrimônio em 20 anos, o investimento mensal cai para cerca de £1.000 por mês.

E se você tiver 30 anos pela frente, isso se reduz para apenas £400 por mês.

Só pra você ter uma ideia: £400 por mês em 30 anos é o equivalente a £144.000.

Porém, você tem uma expectativa de ter um patrimônio de £600.000 por conta do crescimento que você teve nesse período.

O que isso tudo quer dizer?

Quer dizer que a liberdade financeira é possível, necessária, mas leva tempo.

Também quer dizer que investir, apesar de não ter um efeito de curto prazo, é muito poderoso no longo prazo.

E também quer dizer algo ainda mais importante: trabalhar é fundamental, e nós vamos fazer isso por muito mais tempo do que queremos ou imaginamos, portanto é muito importante buscar se encontrar nessa área.

Além disso, outra coisa precisa ser considerada: eventualmente seu salário vai melhorar.

Mas tome cuidado!

Nesse momento, quando isso acontecer, use a maior parte desse aumento para aumentar o quanto você investe, e não para aumentar suas despesas.

Um erro que eu vejo muitas pessoas cometerem é começar a ganhar cada vez melhor, mas não sair do lugar.

Viviam apertados quando ganhavam £2.000, e agora ganham £5.000 e também continuam apertados.

Isso não quer dizer que você não deva desfrutar mais da vida — muito pelo contrário.

Porém, é preciso fazer decisões inteligentes.

Um salário maior significa que você pode investir mais, e investir mais significa que você pode chegar mais rápido no montante suficiente para que você conquiste sua liberdade financeira — que é ter um patrimônio suficiente para que 4% dele seja suficiente para você viver.

Por que a ideia dos dividendos é tão forte?

Acredito que seja por conta da esperança da renda extra passiva, e o objetivo desse texto era justamente esse: cuidado, a solução para seus problemas é provavelmente diferente daquilo que você imagina.

A não ser que você já tenha um patrimônio grande, o objetivo principal de investir deveria ser acumular patrimônio, não pensar em ter renda extra.

E como explicado, o mercado financeiro em termos de renda extra é bem decepcionante no curto prazo.

Você precisa ter muita grana para que isso seja relevante.

E se você estiver na fase de usufruir?

Nesses casos, a estratégia de dividendos também não é melhor, muito menos necessária.

Nessa fase de usufruto muita coisa pode e deve ser feita.

Porém também não é preciso ter foco em empresas pagadoras de dividendos, é só usar a regra dos 4% e vender uma parte de suas cotas ano a ano.

Para finalizar

Feito é melhor do que perfeito! Se você for esperar estar 100% pronto para começar, vai perder muitos e preciosos anos da sua vida — que farão muita diferença lá na frente.

Talvez você não consiga investir mais do que £100 nesse momento, mas tá tudo bem.

Começar a plantar é importante e em breve você irá se surpreender com o quanto isso já cresceu e, claro, com como você também já se encontra em uma posição melhor, podendo investir mais.

Essa simplicidade na alocação, essa busca por desenvolvimento profissional, constância nos aportes e foco no longo prazo é o mais importante.

quer aprender a investir?

Clique abaixo e saiba mais detalhes sobre minha consultoria!